A Ferrari anuncia a recolha extraordinária de um número elevado de automóveis para reparação de um defeito de uma peça tão simples como a tampa do reservatório do fluido de travões. Todos os veículos produzidos desde 2005 e até à actualidade, num total de 23.555 unidades só nos Estados Unidos, segundo diversos órgãos de comunicação social do país, serão chamados à oficina para correcção da anomalia.
A recolha generalizada tem como finalidade substituir a tampa defeituosa do referido depósito, que por não permitir a devida estanquidade, poderá criar um vácuo no seu interior passível de levar ao derrame do fluido dos travões. A consequência mais grave desta anomalia será a perda parcial ou total da capacidade de travagem do automóvel.
De qualquer modo, a Ferrari informa que essa última possibilidade é muitíssimo improvável, uma vez que quando o nível do fluido baixa dos 50 por cento, uma luz de aviso surge no painel de instrumentos, acompanhada de uma mensagem clara de prevenção ao condutor: ‘Nível de fluido dos travões baixo, dirija-se imediatamente a uma oficina autorizada a velocidade reduzida”. Um aviso sonoro também pode soar em alguns modelos.
Apesar disso, a Ferrari entrará em contacto com os proprietários para informá-los sobre esse problema e adverti-los para que, se a referido aviso luminoso acender, devem parar a viatura logo que for seguro e entrar em contacto com a assistência em viajem para transportar o veículo para a oficina concessionada. O fabricante adianta ainda que pretende passar a dotar os veículos de uma nova mensagem quando o nível fluido ficar «muito baixo».
Além de enviar essa notificação aos proprietários das viaturas afectadas para levá-las à oficina, a Ferrari informa que a operação de recolha decorrerá a partir de 24 de Setembro e é totalmente gratuita para o cliente.
A empresa acredita que apenas cerca de 1% dos seus automóveis são afectados por este defeito, mas a prudência exige a substituição da totalidade da peça anómala
Registrado-2013
Marca-Volvo
Modelo- XC60